Mundo

EUA poderão enviar tropas aos países bálticos, diz vice-presidente

Atualmente, os Estados Unidos contam apenas com seis aviões na região, dentro de uma missão das Nações Unidas

Agência France-Presse
postado em 19/03/2014 12:36
Biden: estamos estudando um certo número de medidas adicionais para aumentar o ritmo e o alcance de nossa cooperação militar
Vilnius
- Os Estados Unidos poderão enviar tropas aos países bálticos para tranquilizar estas ex-repúblicas soviéticas, preocupadas com a incorporação da Crimeia à Rússia, declarou nesta quarta-feira (19/3) em Vilnius, o vice-presidente americano Joe Biden.

"Estamos estudando um certo número de medidas adicionais para aumentar o ritmo e o alcance de nossa cooperação militar, incluindo a rotação das forças americanas na região do Báltico para realizar exercícios terrestres e navais, assim como missões de treinamento", declarou Biden.



Atualmente, os Estados Unidos contam apenas com seis aviões na região, dentro de uma missão das Nações Unidas. "Enquanto a Rússia continuar em seu caminho sombrio, deverá fazer frente a um crescente isolamento político e econômico", disse ainda Biden, durante uma coletiva com a presidente lituana Dalia Gribauskaite e seu colega letão Andris Berzins.

Gribauskaite acusou a Rússia de "redesenhar o mapa da Europa" e que esta situação é "uma ameaça direta" para a segurança regional. O vice-presidente americano chegou a Vilnius depois de visitar Varsóvia, onde condenou, na véspera, as ações da Rússia na Crimeia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação