Agência France-Presse
postado em 19/03/2014 13:46
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, viaja nesta quarta-feira (19/3) para visitas à Rússia e à Ucrânia nos próximos dias. De acordo com a ONU, a viagem faz parte dos esforços para encorajar todas as partes a resolver a crise atual de forma pacífica, enquanto o Conselho de Segurança se reunirá em Nova York para discutir os últimos acontecimentos.Ban Ki-moon se encontrará primeiro com o presidente Vladimir Putin e o ministro de Relações Exteriores, Sergey Lavrov, em Moscou, na quinta-feira (20/3). Na sexta-feira (21/3), ele viaja a Kiev para conversar com o presidente interino da Ucrânia, Oleksander Turchynov e o primeiro-ministro Arseniy Yatsenyuk.
[SAIBAMAIS]Na Ucrânia, Ban Ki-moon também se encontrará com membros da Missão da ONU de Monitoramento dos Direitos Humanos e representantes da sociedade civil. O órgão internacional defende uma solução que respeite a unidade, a soberania e a integridade territorial da Ucrânia.
Após meses de instabilidade política, o presidente pró-Rússia Viktor Yanukóvitch foi deposto pelo Parlamento da Ucrânia em fevereiro, seguido do aumento da tensão na região autônoma da Crimeia. No domingo, quase 97% dos eleitores que foram às urnas na península votaram pela separação da Ucrânia e anexação à Rússia.
Estados Unidos, União Europeia e Japão consideram que o referendo feriu a Constituição da Ucrânia e informam que jamais reconhecerão o resultado. Ontem, o presidente russo Vladimir Putin assinou um tratado de anexação da Crimeia, considerado legal, por unanimidade, pelo Tribunal Constitucional da Rússia.