Mundo

Merkel vai aumentar lista de pessoas sancionadas pela crise na Ucrânia

Ela não descartou sanções econômicas em caso de escalada

Agência France-Presse
postado em 20/03/2014 08:47
Ao falar sobre as consultas governamentais Alemanha-Rússia previstas para o fim de abril, a chanceler deixou a porta aberta para todas as opções

Berlim -
A União Europeia (UE) ampliará a lista de personalidades russas e ucranianas pró-Moscou que terão vistos proibidos e bens congelados, anunciou a chanceler alemã Angela Merkel, que não descartou sanções econômicas em caso de escalada.

"No Conselho Europeu que começa hoje, os chefes de Estado e de Governo da UE fixarão as sanções (da fase 2) decididas há duas semanas [...] Entre elas, uma ampliação da lista de pessoas afetadas pela proibição de visto e o congelamento de bens", declarou no Parlamento.

"No caso de escalada estamos dispostos a passar a qualquer momento à fase três das sanções, que significará sem dúvida sanções econômicas", completou, poucas horas antes da reunião de chefes de Estado e de Governo europeus em Bruxelas.



A anexação da Crimeia pela Rússia exige "uma resposta decidida e unida da Europa e de seus sócios", insistiu. Quanto ao futuro da Rússia no G8 e uma reunião de cúpula do G8 em junho, a chanceler declarou: "Enquanto as condições políticas não estiverem reunidas para uma reunião desta envergadura, não há G8, nem reunião de cúpula, nem formato deste tipo".

Os preparativos para o encontro do G8 em junho na cidade russa de Sochi foram suspensos por causa da situação na Crimeia. Ao falar sobre as consultas governamentais Alemanha-Rússia previstas para o fim de abril, a chanceler deixou a porta aberta para todas as opções. "O governo alemão decidirá se acontecem ou não, e em qual formato", advertiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação