Mundo

Novos ataques no Iraque no dia do aniversário da invasão americana

Oito pessoas morreram durante ataque desta quinta-feira (20/3)

Agência France-Presse
postado em 20/03/2014 12:01
Bagdá - Novos ataques atingiram o Iraque, fazendo pelo menos oito mortos nesta quinta-feira (20/3), aniversário da invasão do país pelos Estados Unidos há 11 anos, no dia seguinte a uma onda de violência que deixou cerca de 50 mortos, segundo autoridades locais. As autoridades lutam para interromper o ciclo de violência, o pior desde 2008, que já fez mais de 2.000 mortes este ano, a poucas semanas das eleições parlamentares marcadas para 30 de abril.

Os ataques têm sido cometidos principalmente por insurgentes sunitas, alimentados pelo conflito na vizinha Síria e pelo descontentamento da minoria sunita no Iraque, que se sente discriminada pelas forças de segurança e o governo dominado por xiitas.

Em 20 de março de 2003, uma coalizão liderada pelos Estados Unidos invadiram o Iraque e derrubaram o então presidente Saddam Hussein, que foi, então, condenado à morte e executado pela justiça iraquiana.

A presença por mais de oito anos, até dezembro de 2011, das forças internacionais não impediu os ataques quase diários realizados principalmente por grupos ligados à Al-Qaeda e os confrontos sectários (2006-2007), que fizeram dezenas de milhares de mortos.

Após a partida das tropas americanas, a violência não parou de aumentar desde o início de 2013, em meio a uma crise política marcada por acusações de nepotismo e despotismo contra o primeiro-ministro Nuri al-Maliki.



Os atentados a bomba nesta quinta-feira em Bagdá, nas províncias de Kirkuk e Salahuddin ao norte da capital e na cidade de Ramadi, a oeste, fizeram oito mortos, de acordo com as autoridades de segurança e fontes médicas.

No dia anterior, uma onda de ataques matou 46 pessoas em todo o país, de acordo com o mais recente balanço de vítimas.

Mais de 300 pessoas foram mortas desde o início de março, segundo um balanço estabelecido pela AFP a partir de fontes da segurança e médicas.

Especialistas e diplomatas pedem ao governo para dar atenção à minoria sunita, mas com a aproximação das eleições os líderes não querem dar a impressão de ser fracos por fazer concessões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação