Mundo

Uruguai receberá cinco presos de Guantánamo a pedido de Barack Obama

O presidentes dos Estados Unidos prometeu fechar a questionada prisão

Agência France-Presse
postado em 20/03/2014 12:08
Montevidéu - Uruguai receberá cinco detentos de Guantánamo a pedido do presidente Barack Obama, que prometeu fechar a questionada prisão, informou neta quinta-feira a revista Búsqueda.

"Obama expressou, durante as últimas semanas a seu colega uruguaio José Mujica, por meio de emissários, a vontade do governo de Washington de que o Uruguai seja um dos países a receber prisioneiros de Guantánamo", assinalou a publicação, que não revela mais detalhes.

"Mujica decidiu aceitar a proposta depois de uma série de consultas e de enviar emissários aos Estados Unidos e a Guantánamo, segundo informantes", acrescentou a revista, indicando, além disso, que durante sua última viagem a Cuba, em janeiro, Mujica conversou sobre o tema com o presidente cubano Raúl Castro, que concordou em apoiar a ideia.



Ainda de acordo com a revista, o secretário de Estado americano John Kerry ligou para Mujica para agradecer e confirmar que Obama o receberá na Casa Branca antes do fim de junho.

As transferências de presos de Guantánamo se intensificou nos últimos meses, mas ainda existem 155 detentos na criticada prisão, sendo que a grande maioria sequer foi julgada pelas acusações de terrorismo que pesam com eles. Ao assumir seu primeiro mandato, Obama prometeu fechar Guantánamo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação