Mundo

Para diretor da NSA, Snowden presta desserviço aos denunciantes

As críticas foram feitas durante uma palestra por vídeo feita na conferência do TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), em Vancouver

Agência France-Presse
postado em 20/03/2014 15:47
Vancouver - O diretor-adjunto da NSA, Richard Ledgett, afirmou nesta quinta-feira (20/3) que o ex-analista de inteligência Edward Snowden presta um desserviço aos denunciantes.

As críticas foram feitas durante uma palestra por vídeo feita na conferência do TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), em Vancouver, que também teve a participação à distância de Snowden há dois dias.

O ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional, atualmente asilado na Rússia, teve seu rosto exibido na tela de um robô, controlado por ele à distância, e prometeu mais revelações sobre os programas de espionagem do governo americano.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Ledgett informou que queria mostrar a perspectiva da NSA, já que Snowden confundiu "algumas verdades" com informações erradas.

"Ele com certeza tinha alternativas", declarou Ledgett, explicando que, ao invés de liberar os documentos secretos e fugir do país, Snowd poderia ter apresentado suas denúncias aos seus superiores, ao procurador-geral ou ao Congresso.

"Acho que caracterizá-lo como um denunciante deslegitima as denúncias verdadeiras", acrescentou.

Durante o evento organizado pelo TED, Snowden argumentou que se tivesse levado suas denúncias ao Congresso americano, teria sido "enterrado junto com as informações".

O ex-técnico da NSA também evitou se caracterizar como um herói, e convocou a população mundial a lutar pela privacidade e pela liberdade da internet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação