Mundo

Standard & Poor's ameaça baixar a nota da Rússia por crise na Ucrânia

"O aumento dos riscos geopolíticos e a perspectiva de sanções econômicas (...) podem reduzir os fluxos de investimentos e aumentar a fuga de capitais", explicou a agência em um comunicado

postado em 20/03/2014 16:04
Moscou - A agência de avaliação Standard & Poor;s baixou nesta quinta-feira (20/3) para "negativa" a perspectiva da nota da dívida da Rússia, em razão dos riscos ligados às sanções ocidentais contra Moscou após a anexação da Crimeia.



[SAIBAMAIS]"O aumento dos riscos geopolíticos e a perspectiva de sanções econômicas (...) podem reduzir os fluxos de investimentos e aumentar a fuga de capitais, enfraquecendo assim o desempenho econômico da Rússia, já em deterioração", explicou a agência em um comunicado. Moscou, que tem uma dívida pública relativamente baixa, é classificado como "BBB" pela S, considerado o nível mais baixo da categoria grau de investimento pelo mercado.

Moscou, que tem uma dívida pública relativamente baixa, é classificado como "BBB" pela S, considerado o nível mais baixo da categoria grau de investimento pelo mercado.

"Para nós, a situação geopolítica já teve um impacto negativo sobre a economia russa", acrescentou a agência, indicando que a estimativa de fuga de capitais no primeiro trimestre de 2014 aumenta para cerca de 60 bilhões de dólares, ou seja, o equivalente ao total durante todo o ano passado.

A União Europeia e os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira novas medidas de punição contra Moscou, que respondeu ratificando a integração da península da Crimeia e com sanções contra autoridades americanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação