Mundo

Irã mantêm paralisação de algumas atividades nucleares, segundo AIEA

Os negociadores dos países se reuniram em Viena na terça e na quarta-feira para uma segunda rodada de negociações com o objetivo de transformar esse plano de ação em um acordo global

Agência France-Presse
postado em 20/03/2014 16:43
Viena - O Irã mantêm a paralisação de algumas de suas atividades nucleares, conforme o acordo assinado com as grandes potências em novembro de 2013, indicou nesta quinta-feira (20/3) a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em um relatório consultado pela AFP.

O Irã não enriqueceu urânio a 20% durante os últimos dois meses, continua a diluir ou converter seu estoque de urânio enriquecido a 20%, e não avançou na construção das usinas de enriquecimento de urânio de Natanz e Fordo ou do reator de água pesada de Arak, explicou a AIEA.


[SAIBAMAIS]O enriquecimento até 20% preocupa a comunidade internacional por se aproximar do nível necessário para a produção de armas nucleares. Teerã nega que tenha como objetivo a produção de uma arma nuclear.

A República Islâmica também "forneceu o acesso diário às instalações de enriquecimento de urânio em Natanz e Fordo", acrescentou a AIEA.

Em 24 de novembro, o Irã assinou com o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, China, Rússia, França, Grã-Bretanha e Alemanha) um plano de ação válido por seis meses que prevê o congelamento das atividades nucleares do país em troca da suspensão de uma pequena parte das sanções que sufocam sua economia.

Os negociadores dos países se reuniram em Viena na terça e na quarta-feira para uma segunda rodada de negociações com o objetivo de transformar esse plano de ação em um acordo global que garanta a natureza pacífica do programa nuclear iraniano.

As partes relataram discussões "úteis" e acreditam na possibilidade de se chegar a um acordo final.

Novas negociações estão programadas na capital austríaca de 7 a 9 de abril.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação