Mundo

Detenção de prefeitos opositores na Venezuela preocupa os EUA

O presidente Nicolás Maduro fez diversos convites à oposição para um diálogo nacional. Para iniciar uma aproximação com o governo

Agência France-Presse
postado em 20/03/2014 17:03

Washington - O Departamento de Estado americano manifestou nesta quinta-feira (20/3) sua "profunda" preocupação com a detenção de dois prefeitos opositores na Venezuela e pediu às autoridades de Caracas a libertação de pessoas detidas "injustamente".

"Os relatos sobre a detenção do prefeito de San Cristóbal, Daniel Ceballos, e de San Diego, Enzo Scarano, preocupam-nos profundamente", disse a porta-voz da pasta, Jen Psaki.

"Pedimos mais uma vez ao governo da Venezuela que liberte os que foram detidos injustamente, pare com a restrição à liberdade de imprensa e inicie um diálogo inclusivo com os venezuelanos de todo o espectro político", acrescentou Psaki.

Leia mais notícias em Mundo


[SAIBAMAIS]A porta-voz insistiu em que as autoridades venezuelanas devem "pôr um fim à violência sobre seus cidadãos e dirigentes opositores".

O ministro venezuelano do Interior, Miguel Rodríguez Torres, explicou que as detenções de Ceballos e Scarano foram feitas para evitar desordem pública durante os protestos contra o governo em suas respectivas cidades.


Ceballos e Scarano se somam a Leopoldo López, outro líder da oposição, que se entregou à polícia depois de uma manifestação em 18 de fevereiro, acusado de incitar a violência.

O presidente Nicolás Maduro fez diversos convites à oposição para um diálogo nacional. Para iniciar uma aproximação com o governo, seus representantes colocam como condição, porém, a libertação das cerca de 100 pessoas que permanecem detidas por atos de violência relacionados aos protestos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação