Mundo

Homens armados tomam navio de guerra ucraniano na Crimeia

As duas corvetas foram bloqueadas nos últimos dias no porto de Sebastopol pela Marinha russa e separadas uma da outra

Agência France-Presse
postado em 20/03/2014 17:24
Simferopol - Um grupo de homens armados apreendeu nesta quinta-feira a corveta ucraniana Ternopil, ancorada em Sebastopol, anunciou o porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano na Crimeia, Vladislav Seleznev.



"Bombas de efeito moral foram usadas no ataque e ouvimos rajadas de armas automáticas", relatou à AFP o porta-voz, acrescentando não saber o destino da tripulação.

No Facebook, Seleznev explicou que milícias pró-russas e soldados russos haviam bloqueado o acesso à área, enquanto um barco com homens armados se aproximou da Ternopil.

Ele não indicou se as forças russas também tiveram participação na tomada da Slavutich, outra corveta ucraniana ancorada ao lado da Ternopil.

[SAIBAMAIS]A AFP tentou, sem sucesso, entrar em contato com um oficial a bordo da Slavutich.

Mais cedo, o comandante da frota russa no Mar Negro, Alexander Vitko, subiu a bordo da Slavutich com a intenção de negociar uma rendição.

As duas corvetas foram bloqueadas nos últimos dias no porto de Sebastopol pela Marinha russa e separadas uma da outra, a fim de evitar um ataque.

As forças russas e pró-russas na Crimeia tentam há dois dias tomar as bases das forças ucranianas na península, que foi anexada à Rússia, apesar dos protestos de Kiev e do Ocidente.

Duas bases, incluindo o quartel-general da Marinha ucraniana em Sebastopol, foram ocupadas na quarta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação