Mundo

Irã celebra ano novo e informa que deve ser voltado para a economia

O líder espiritual iraniano, aiatolá Ali Khamenei, frisou que ainda este ano as autoridades devem fazer um "esforço adicional" para atingir os objetivos econômicos que não foram alcançados no ano passado

Agência France-Presse
postado em 20/03/2014 18:02

Teerã - Os dirigentes iranianos reafirmaram nesta quinta-feira (20/3), em ocasião do ano novo Noruz, correspondente à chegada da primavera, que a melhoria da situação econômica é uma prioridade.

Em sua mensagem de ano novo, o líder espiritual iraniano, aiatolá Ali Khamenei, frisou que ainda este ano as autoridades devem fazer um "esforço adicional" para atingir os objetivos econômicos que não foram alcançados no ano passado.

"A economia é uma questão importante para o país e para a população, e todos devem participar deste esforço com determinação", declarou Khamenei.


Leia mais notícias em Mundo

A economia iraniana foi gravemente afetada pelas sanções americanas e europeias impostas nos últimos anos por causa do polêmico programa nuclear do Irã. A inflação superou os 40% e a moeda iraniana perdeu perto de 70% de seu valor devido, principalmente, à queda das exportações de petróleo causada pelas sanções.

O governo do presidente Hassan Rohani, eleito em junho de 2013 com o apoio dos setores reformista e moderado, conseguiu controlar a inflação e recuperar a moeda iraniana.

Em sua mensagem de ano novo, o presidente Rohani saudou os seus avanços e prometeu crescimento para o ano que se inicia.

[SAIBAMAIS]"Este ano será de crescimento econômico (...) e vamos adotar medidas sérias para reduzir ainda mais a inflação", afirmou Rohani.

Ele também lembrou que seu governo conseguiu concluir um acordo interino com as grandes potências do grupo 5%2b1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha) sobre a questão nuclear, que entrou em vigor no dia 20 de janeiro, e afirmou que vai manter seus esforços para chegar a um acordo definitivo.

Esse acordo interino prevê a suspensão de algumas atividades nucleares sensíveis do Irã em troca da retirada de uma pequena parte das sanções que asfixiam sua economia.

"Conseguimos parar a caravana das sanções. Isso vai continuar e esperamos concluir um acordo final este ano", declarou Rohani, referindo-se às negociações em andamento com o grupo 5%2b1 para alcançar um acordo final.

Esse acordo prevê que o Irã forneça as garantias sobre o caráter pacífico de seu programa nuclear e a retirada de todas as sanções contra o país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação