postado em 21/03/2014 14:08
O presidente palestino, Mahmud Abbas, felicitou nesta sexta-feira o Irã pelo Noruz, o Ano Novo iraniano, e manifestou seu desejo de "reforçar os vínculos de fraternidade e de cooperação entre todos os países da região".
O presidente israelense, Shimon Peres, também enviou uma mensagem de "Feliz Noruz" aos iranianos por meio das redes sociais, apesar de Teerã não reconhecer Israel, e desejou aos povos "um ano de ciência e de paz, sem guerra nem ameaças".
Segundo um comunicado da presidência palestina, Abbas "felicitou o povo iraniano por ocasião da festa de Noruz, desejando-lhes prosperidade e progresso" e expressando "a esperança de que seja a ocasião de reforçar os vínculos de fraternidade e de cooperação em todos os países da região, à serviço do interesse e da estabilidade para todos os povos".
As relações entre o Irã e a liderança palestina, tensas desde os acordos de paz de Oslo com Israel em 1993, melhoraram recentemente, ao contrário dos vínculos entre o Hamas e Teerã enfraquecidos nos últimos tempos. O movimento islamita palestino se negou a apoiar o regime de Bashar al-Assad ante à rebelião, contrariamente ao Irã, aliado regional da Síria.