Agência France-Presse
postado em 22/03/2014 11:55
Santiago - Uma série de fortes terremotos, que começou com um tremor de magnitude 5,8 graus, atingiu neste sábado as regiões de Arica, Tarapacá e Antofagasta, no norte do Chile, sem causar danos ou provocar risco de tsunami.O tremor de 5,8 graus foi registrado às 09h59 (horário de Brasília) e teve seu epicentro 135 km a oeste de Iquique, a uma profundidade de 31,8 km, segundo os dados do Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile.
[SAIBAMAIS]"Não foram causados danos a pessoas, a estruturas ou alterações nos serviços básicos" nas regiões afetadas que estavam mais de 1.800 km ao norte de Santiago, informou o Departamento Nacional de Emergências.
Também não houve alerta de tsunami, já que não foram registradas as condições necessárias, segundo o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (Shoa).
Leia mais notícias em Mundo
Cerca de quinze minutos depois, 88 km a noroeste de Iquique, houve um novo tremor de magnitude 5,2 graus. E em mais dez minutos, um terceiro de 4,4 graus atingiu uma região 100 km ao norte de Iquique. Às 10h29 locais, horário de Brasília, um outro terremoto de 5,2 graus sacudiu a mesma área, de acordo com dados do Centro Nacional Sismológico.
Esses terremotos foram registrados na mesma região onde durante a semana passada ocorreram dois fortes sismos, um de 6,7 graus no domingo -que obrigou as autoridades a retirarem os moradores do litoral norte de forma preventiva por risco de tsunami- e outro de 5,7 na terça-feira, ambos sem provocar danos.
O Chile é um dos países mais afetados por tremores de terra no mundo. Em 2010, um terremoto seguido de tsunami no centro-sul do país matou mais de 500 pessoas e causou danos na infraestrutura estimados em cerca de 30 bilhões de dólares.