Mundo

Lavrov e Kerry abordarão crise na Ucrânia durante cúpula de Haia

O secretário de Estado americano havia dito na quinta que pretendia voltar a se reunir com Lavrov na semana que vem na Europa

Agência France-Presse
postado em 22/03/2014 15:12
O chefe da diplomacia americana, John Kerry, vai tratar sobre o tema durante a cúpula nuclear organizada em Haia
Moscou - O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, discutirá a situação na Ucrânia com seu homólogo americano John Kerry durante a cúpula nuclear organizada em Haia na segunda e na terça-feira (25/3), segundo uma fonte do Ministério russo das Relações Exteriores. "Um encontro entre Lavrov e Kerry está previsto para durante a cúpula de Haia", na Holanda, afirmou essa fonte, citada pela agência Interfax, detalhando que ambos vão abordar "a crise política interna na Ucrânia".



Essa fonte não indicou em que dia exatamente será realizado o encontro. O secretário de Estado americano havia dito na quinta que pretendia voltar a se reunir com Lavrov na semana que vem na Europa, durante essa reunião internacional em Haia. Organizada por iniciativa de Barack Obama, a Cúpula sobre a Segurança Nuclear (NSS) será dominada de fato pela crise ucraniana.

O presidente americano, que vai participar do evento, pediu que os líderes do G7 e da União Europeia se reúnam durante a cúpula para debater essa questão. Os líderes dos sete países mais industrializados - Reino Unido, França, Canadá, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos - devem se encontrar na segunda-feira, segundo fontes diplomáticas.

Essa reunião acontece no momento em que os Estados Unidos e a União Europeia elevam o tom e endurecem suas sanções contra Moscou. Essas medidas são em represália pela anexação da Crimeia à Rússia, confirmada após a ratificação do tratado pelo Parlamento russo e sua posterior promulgação por parte do presidente Vladimir Putin.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação