Mundo

Ex-presidente americano troca e-mail por cartas para evitar espionagem

Sobre as práticas de vigilância do governo dos EUA, Jimmy Carter chamou de "política extremamente desregulada"

Agência France-Presse
postado em 23/03/2014 16:00

Sobre as práticas de vigilância do governo dos EUA, Jimmy Carter chamou de

Washington - O ex-presidente americano Jimmy Carter disse neste domingo que prefere escrever cartas a enviar correios eletrônicos, por medo de ser espionado pelas agências de inteligência. "Tenho a sensação de que minhas comunicações pessoais podem ter sido vigiadas", comentou Carter no programa "Meet the Press", do canal de TV NBC News.

[SAIBAMAIS]"Quando vou me comunicar com um líder estrangeiro de forma privada, escrevo à máquina, ou à mão, uma carta, e a envio pelo correio", contou, rindo, o ex-presidente democrata (1977-1981). "Porque acho que se eu eviar um email, ele será vigiado", insistiu, no mesmo tom brincalhão.


Questionado sobre a política do presidente americano em relação às práticas de vigilância da Agência de Segurança Nacional (NSA) e aos aviões não tripulados (drones), Carter criticou o que chamou de "política extremamente desregulada e maltratada por nossas próprias agências de inteligência".

O presidente Barack Obama propôs em janeiro uma reforma dos programas da NSA, mas os projetos têm que ser validados pela agência e o Congresso antes de se tornarem efetivos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação