Los Angeles - Pelo menos quatro pessoas morreram e 18 pessoas estão desaparecidas, depois que um maciço deslizamento varreu uma comunidade no estado de Washington (noroeste dos Estados Unidos), informaram as autoridades neste domingo.
As equipes de resgate retiram montes de lama, rochas e árvores na tentativa de encontrar eventuais sobreviventes do deslizamento ocorrido no sábado e que destruiu seis residências na comunidade rural de Oso, nordeste de Seattle, informaram a polícia e os bombeiros.
[SAIBAMAIS]"Mobilizamos o máximo possível de socorristas", declarou no domingo o governador Jay Inslee, durante coletiva de imprensa, afirmando que helicópteros e aviões se somaram aos esforços de resgate.
Os trabalhos de resgate se dificultaram pela instabilidade do terreno, extremamente lamacento, o que faz temer um novo deslizamento.
"Há socorristas literalmente afundados na lama até as axilas", disse o governador, acrescentando que algumas pessoas tinham sido retiradas do barro pelo ar.
Oito pessoas foram evacuadas e internadas nos hospitais dos arredores, entre elas um bebê de seis meses, informou no Twitter a porta-voz do condado de Snohomish, Shari Ireton.
Na noite de sábado, Robin Youngblood, um sobrevivente, disse que "uma parede de lama de uns oito metros de altura" tinha caído sobre as casas repentinamente. "A onda nos levou e destruiu por completo nossa casa, da qual só restam ruínas. Ela nos soterrou e tivemos que cavar para poder sair", disse.
Equipes de resgate usam câmeras de imagem térmica para ajudar nos trabalhos de resgate, informou em um comunicado o departamento do xerife do condado de Snohomish.
Segundo as autoridades, os moradores da cidade tinham sido alertados pelos serviços de emergência da possibilidade de deslizamentos após as fortes chuvas que afetaram a região de Cascade Mountains nas últimas semanas.
A previsão é de que este domingo as chuvas darão trégua, mas temporais mais pesados estão previstos durante a semana.