Mundo

EUA suspendem entrega de vistos na Venezuela por falta de pessoal

Houve expulsão de funcionários da sede diplomática e dos atrasos da Venezuela em autorizar o ingresso de novos funcionários

Agência France-Presse
postado em 23/03/2014 21:01
Caracas - A embaixada dos Estados Unidos em Caracas informou neste domingo ter suspendido o processo de expedição de vistos devido à falta de pessoal, após a expulsão de funcionários da sede diplomática e dos atrasos da Venezuela em autorizar o ingresso de novos funcionários.

"Lamentamos que, como resultado da expulsão de vários funcionários consulares e atrasos do governo venezuelano na expedição de vistos para os funcionários que ingressam, a embaixada dos Estados Unidos em Caracas não conta, neste momento, com pessoal consular suficiente para continuar programando entrevistas para os solicitantes que pedem visto turístico (B-1/B-2) pela primeira vez", destacou a entidade em um avisto público.

No último ano, pelo menos oito diplomatas americanos foram expulsos da Venezuela, acusados de intervir em assuntos internos do país e de apoiar grupos radicais da oposição.

Leia mais notícias em Mundo


Em 17 de fevereiro passado, o presidente Nicolás Maduro, ordenou a expulsão de três funcionários acusados de participar na "organização e promoção de grupos (estudantis opositores) que tentam gerar violência na Venezuela".

O aviso da embaixada detalha que só atenderá solicitações de vistos de turistas "apenas em situações de emergência".

Principais compradores do petróleo venezuelano, os Estados Unidos mantêm tensas relações com o governo de Caracas que levaram à retirada de embaixadores em 2010.

Maduro enfrenta há mais de um mês e meio uma onda de protestos opositores, que deixou 31 mortos e 400 feridos, e que o presidente denuncia como um "golpe de Estado em desenvolvimento", que seria promovido por setores radicais da oposição com o apoio do exterior, principalmente de Estados Unidos e Colômbia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação