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Voo MH370: confira a linha do tempo das buscas pelo avião perdido

Avião da Malaysia Airlines está desaparecido há mais de duas semanas; governo malaio anunciou que a aeronave caiu no Oceano Índico

Agência France-Presse
postado em 24/03/2014 18:19
Avião australiano vasculha o sul do Oceano Índico em busca de sinais do vôo MH370.
Kuala Lumpur - O governo malaio anunciou nesta segunda-feira (24/3) que o avião da Malaysia Airlines que estava desaparecido há mais de duas semanas caiu no Oceano Índico, trazendo uma sensação de conclusão para os parentes dos 239 passageiros.



Abaixo, uma linha do tempo com os principais acontecimentos da busca pelo voo MH370.

SÁBADO, 8 DE MARÇO

- O Boeing 777 decola de Kuala Lumpur às 00h41, com destino a Pequim. Desaparece dos radares civis da Malásia às 01h30, logo antes de passar para a zona aérea controlada pelo Vietnã. Ele aparece nos radares militares por volta das 02h15, mas esse sinal só é reconhecido como sendo do voo MH370 mais tarde.

- O Vietnã inicia uma operação de busca, que nos dias seguintes se torna uma operação multinacional no Mar da China Meridional.

- Aviões vietnamitas detectam duas grandes manchas de óleo próximas da última localização conhecida do avião, mas posteriormente elas são reconhecidas como falso alarme.

- Descobre-se que dois passageiros estavam viajando com passaportes falsos da União Europeia, gerando a especulação de um ataque terrorista. Depois é revelado que os dois, iranianos, eram imigrantes ilegais.

DOMINGO, 8 DE MARÇO

- O chefe da Força Aérea da Malásia afirma que o avião parece ter desviado sua rota de volta para Kuala Lumpur sem razão aparente.

- Um avião do Vietnã detecta possíveis destroços no sudoeste do país, mas novamente é um falso indício.

SEGUNDA, 10 DE MARÇO

- A Malásia envia navios para investigar uma possível barca de sobreviventes, mas somente escombros não relacionados são encontrados.

TERÇA, 11 DE MARÇO

- A área de busca passa a incluir a península da Malásia, o mar à oeste do país e parte da Sumatra, todos fora da suposta rota do avião.

QUARTA. 12 DE MARÇO

- A zona de busca é expandida novamente, abrangendo o Estreito de Malaca, na costa oeste da Malásia, e o Mar de Andamã, no norte da Indonésia.

- A Força Aérea do país informa que um objeto foi identificado em um radar militar no norte do Estreito de Malaca na manhã de sábado, mas diz que ele ainda está sendo investigado.

QUINTA, 13 DE MARÇO

- Imagens de um satélite chinês de possíveis destroços no Mar Meridional foram novamente dadas como pista falsa.

SEXTA-FEIRA, 14 DE MARÇO

- A procura é expandida para o Oceano Índico depois de a Casa Branca ter apresentado "novas informações" de que o avião continuou voando depois de ter perdido contato.

SÁBADO, 15 DE MARÇO

- O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, anuncia que o avião aparentemente voou durante horas, desviando de forma brusca da rota exatamente quando os sistemas de comunicação foram desligados manualmente.

- Dados de satélites indicam que o avião estaria em um de dois longos corredores de terra (na Ásia Central) ou mar (no Oceano Índico). As buscas no Mar da China Meridional são canceladas.

DOMINGO, 16 DE MARÇO

- O número de países envolvidos na operação sobe para 26, enquanto especialistas examinam um simulador de voo instalado na casa do capitão Zaharie Ahmad Shah.

SEGUNDA, 17 DE MARÇO

- Depois de versões conflitantes, é confirmado que a última frase vinda da cabine de comando ("Tudo certo, boa noite") foi dita dois minutos antes do transponder do avião ser desligado. A Malaysia Airlines afirma que a voz é do copiloto Fariq Abdul Hamid.

- Levanta-se a hipótese de um atentado por parte do piloto com uma possível motivação política, devido ao fato de ele ser seguidor a parente distante do líder da oposição malaia, Anwar Ibrahim.

TERÇA, 18 DE MARÇO

- Aviões americanos e australianos começam a vasculhar 600.000 quilômetros quadrados do Oceano Índico.

- Parentes dos passageiros ameaçam entrar em greve de fome.

QUARTA, 19 DE MARÇO

- Autoridades da Malásia declaram que uma investigação sobre quase todos os passageiros não produziu nenhuma "informação importante".

- Parentes chineses dos passageiros tentam invadir uma audiência diária das autoridades sobre a investigação, carregando um cartaz escrito "Devolvam nossos familiares".

- A Força Aérea da Tailândia anuncia que um radar militar detectou o que parecia ser o voo MH370 minutos antes de seu desaparecimento.

QUINTA, 20 DE MARÇO

- A Austrália declara que satélites identificaram dois objetos, um deles com aproximadamente 24 metros, em uma área remota no sul do Oceano Índico.

- Quatro aviões são enviados para a aérea, junto com um navio norueguês, mas não acham nada devido ao mau tempo.

SEXTA, 21 DE MARÇO

- Os aviões passam um segundo dia procurando na área, sem sucesso.

- A Malásia pede para os Estados Unidos empregarem tecnologia submarina.

SÁBADO, 22 DE MARÇO

- A China divulga uma foto de satélite de um objeto flutuando a 120 quilômetros de distância dos detectados pelas imagens australianas.

DOMINGO, 23 DE MARÇO

-Ao lado de imagens semelhantes de um satélite francês são avistados pedaços de madeiras e outros destroços, aumentando as esperanças de uma descoberta definitiva.

SEGUNDA, 24 DE MARÇO

- A China e a Austrália anunciam, separadamente, novas descobertas de destroços na área.

- A Marinha americana envia um equipamento especializado em localizar caixas-pretas para a região.

- O primeiro-ministro Najib Razak anuncia, com "grande tristeza e pesar", que o voo MH370 caiu no Oceano Índico, citando novas análises de dados de satélite. Em mensagem enviada para as famílias, a companhia aérea afirma que "precisa assumir" que o avião foi perdido no mar.

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