postado em 25/03/2014 12:44
Kano - Doze pessoas, entre elas cinco policiais, morreram em duas explosões nesta terça-feira (25/3) no centro da cidade de Maiduguri, capital do estado de Borno, no noroeste da Nigéria, declarou a polícia.[SAIBAMAIS]Um carro-bomba explodiu às 7h50 (03H50 no horário de Brasília), matando três civis, segundo Gideon Jibrin, o porta-voz da polícia do estado de Borno. Sobre o ataque, Jibrin afirmou que "obviamente os agressores pretendiam utilizar o carro contra outro alvo na cidade". Dez minutos depois, uma bomba foi lançada em um veículo da polícia, matando cindo agentes que estavam em seu interior e três agressores que estavam no local.
Em um vídeo obtido pela na segunda-feira, o grupo islamita Boko Haram reivindicou o ataque contra um quartel militar na cidade de Maiduguri, no nordeste da Nigéria. Membros do Boko Haram atacaram no dia 14 de março um quartel militar em Maiduguri, reduto histórico do grupo radical islâmico no nordeste da Nigéria, e libertaram dezenas de prisioneiros.
Os insurgentes do Boko Haram, que querem criar um estado islâmico no norte da Nigéria, e as operações do Exército nigeriano contra os islamitas deixaram milhares de mortos desde 2009. Mais de 330 pessoas morreram desde o início de 2014.