Mundo

Palestinos ameaçam recorrer à ONU caso Israel não liberte prisioneiros

No ano passado, o presidente da Autoridade Palestina prometeu suspender por nove meses qualquer adesão às organizações internacionais em troca da libertação de 104 prisioneiros palestinos

Agência France-Presse
postado em 25/03/2014 13:10
Ramallah - Líderes palestinos ameaçaram nesta terça-feira (25/3) retomar os trâmites de adesão às organizações internacionais, incluindo a ONU, se Israel não cumprir o compromisso de libertar um certo número de prisioneiros até o final de março. Em julho do ano passado, o presidente da Autoridade Palestina prometeu suspender por nove meses qualquer adesão às organizações internacionais em troca da libertação de 104 prisioneiros palestinos detidos em Israel desde antes dos Acordos de Paz de Oslo, em 1993.

[SAIBAMAIS]Desde 29 de novembro de 2012, quando a Palestina recebeu o status de Estado membro observador da ONU, os palestinos têm direito a aderir a organizações internacionais. "Vamos recorrer a organismos internacionais da ONU, a menos que Israel liberte o quarto e último grupo de prisioneiros detidos antes dos Acordos de Oslo de 1993", declarou o secretário-geral do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Yasser Abed Rabo.



"A libertação de prisioneiros é uma contrapartida à suspensão do processo de adesão às organizações internacionais", lembrou Abed Rabo à rádio oficial "Voz da Palestina". A libertação do quarto e último contingente de 26 prisioneiros palestinos provocou um debate em Israel, onde vários ministros do governo de Benjamin Netanyahu acreditam que não há interesse dada a degradação do clima entre israelenses e palestinos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação