Agência France-Presse
postado em 27/03/2014 18:49
Washington - Os Estados Unidos asseguraram nesta quinta (27/3) que não apoiam nenhum candidato nas eleições presidenciais do Egito, nas quais o ex-chefe do Exército Abdel Fatah al-Sissi é tido como favorito.Leia mais notícias em Mundo
[SAIBAMAIS]"Sabemos que o marechal renunciou ao seu cargo de ministro da Defesa e anunciou sua candidatura à Presidência. Os Estados Unidos não apoiam nenhum partido ou candidato para as eleições no Egito", afirmou a porta-voz adjunta do departamento de Estado, Marie Harf, à AFP por e-mail.
"Respeitaremos a escolha do povo egípcio para seu próximo presidente. Eles devem decidir que rumo tomará seu país e seu governante", insistiu Harf, reafirmando a postura tradicional de Washington de não interferir oficialmente no processo político de seu aliado árabe.
Considerado o grande favorito do processo eleitoral, previsto para os próximos meses, Sissi foi quem arquitetou a destituição, em 3 de julho do ano passado, do presidente islâmico Mohamed Mursi, o primeiro da história do país a ser democraticamente eleito.