Agência France-Presse
postado em 27/03/2014 19:36
Kiev - Mil integrantes do movimento nacionalista paramilitar ucraniano Pravy Sektor participaram de um protesto na noite desta quinta-feira em Kiev para exigir a renúncia do ministro do Interior, após a morte de um de seus líderes durante um confronto com a polícia.Leia mais notícias em Mundo
Agitando bandeiras pretas e vermelhas do movimento, que esteve entre os principais da onda de contestação dos últimos meses, os manifestantes se concentraram nas imediações do Parlamento, no centro da capital ucraniana, exigindo a destituição do ministro Arsen Avakov, nomeado pelas autoridades de transição pró-europeias no poder depois da queda do presidente Viktor Yanukovytch.
[SAIBAMAIS]Alguns chegaram a quebrar janelas do prédio, ameaçando invadir o local. Depois que a calma foi retomada, eles prometeram voltar na manhã de sexta para a abertura da sessão parlamentar.
O Pravy Sektor (Setor da Direita), movimento de extrema-direita, foi transformado em partido político no sábado passado, incluindo outras formações nacionalistas, e seu líder Dmytro Iaroch pretende se candidatar às eleições presidenciais antecipadas de 25 de maio.
O partido exige a renúncia do ministro do Interior desde a morte de Olexander Muzitchko, conhecido como Sachko Bily; (Sachko o Branco), líder do Pravy Sektor na Ucrânia ocidental, em uma troca de tiros com policiais que tentavam detê-lo em Rivne.
As forças de segurança indicaram que Muzitchko era procurado por ligações com o crime organizado.