Mundo

Miss Universo faz foto amordaçada para criticar governo da Venezuela

Marcadas pela hashtag #mordazasenvenezuela, as foto denunciam a suposta falta de liberdade de imprensa na Venezuela

Estado de Minas
postado em 28/03/2014 15:30
Stefanía Fernández participa de campanha contra o governo de Nicolás Maduro
fotos da Miss Universo 2009 Stefanía Fernández amordaçada e maquiada com ferimentos causaram polêmica na Venezuela. As imagens, feitas pelo fotógrafo de moda Daniel Bracc, fazem parte de uma campanha contra o governo de Nicolás Maduro e reúnem mais de 120 oposicionistas, entre personalidades e políticos do país.

Marcadas pela hashtag #mordazasenvenezuela, as foto denunciam a suposta falta de liberdade de imprensa na Venezuela, ficaram famosas ao exibir a ganhadora de um concurso de beleza. A miss, que também é embaixadora da empresa Procter & Gamble no país, foi acusada de se vender. "A mim não me pagam por protestar de forma pacífica e defender o meu país", defendeu-se pelas redes sociais.



Na Venezuela, a internet é quase uma extensão das ruas, onde as disputas políticas entre chavistas e opositores têm continuidade. As redes sociais são amplamente usadas tanto pela direita quanto pela esquerda na defesa de seus interesses.

Em fevereiro, centenas de fotos foram espalhadas pelo twitter denunciando agressões da polícia contra manifestantes anti-chavistas. Rapidamente os apoiadores do governo boliviano mostraram que as fotos haviam sido tiradas em outros países, algumas delas mostravam imagens de policiais brasileiros durante os protestos durante a Copa das Confederações como se fossem um registro da opressão na Venezuela.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação