Agência France-Presse
postado em 31/03/2014 10:32
Paris - O secretário de Estado norte-americano John Kerry volta nesta segunda-feira (31/3) a Israel e aos territórios palestinos depois da recusa de Israel em libertar um novo contingente de presos, em uma nova ameaça ao frágil processo de paz. Kerry, que se encontrava em Paris depois de se reunir no domingo com seu colega russo Serguei Lavrov para falar da crise da Ucrânia, chega à Tel Aviv para possíveis reuniões em Jerusalém e Ramallah, Cisjordânia, nesta segunda e terça-feira.
[SAIBAMAIS]O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou no domingo que o destino das negociações de paz com os palestinos, que enfrentam grandes dificuldades, será selado nos próximos dias, segundo a imprensa israelense. Os esforços diplomáticos dos Estados Unidos foram afetados devido à recusa de Israel de prosseguir no sábado com a libertação de um grupo de 26 prisioneiros palestinos, como parte do processo de paz.
Washington tenta convencer israelenses e palestinos a prorrogar até o final do ano as negociações de paz, após quase nove meses sem registrar nenhum avanço. Do lado palestino, o presidente Mahmud Abbas tem repetidamente afirmado sua rejeição a qualquer discussão sobre uma possível extensão das negociações até que o último grupo de prisioneiros seja libertado.