Mundo

Tibetanos protestam durante visita de presidente chinês a Bruxelas

Os manifestantes defendem os direitos das minorias na China

Agência France-Presse
postado em 31/03/2014 12:43
A ativista tibetana raspa cabelo durante uma manifestação contra a visita do presidente chinês, Xi Jinping, em Bruxelas

Bruxelas -
Centenas de pessoas, em sua maioria tibetanos e membros da etnia uigur, manifestaram nesta segunda-feira (31/3), em Bruxelas, em defesa dos direitos das minorias na China, enquanto o presidente Xi Jinping se reunía com dirigentes da União Europeia.

[SAIBAMAIS]Aglomerados nas imediações do Parlamento Europeu, cerca de 200 manifestantes, segundo a polícia, pediram o fim da repressão no Tibet e na província chinesa de Xinjiang (oeste), uma vasta região onde a etnia uigur, de confissão muçulmana, é majoritária. Cerca de 50 manifestantes, entre eles algumas mulheres, rasparam a cabeça paa mostrar sua solidariedade para com os mais de 120 tibetanos que se imolaram com fogo ou tentaram fazê-lo desde 2009.



"Os dirigentes europeus devem insistir para que Pequim inicie um diálogo sobre os direitos das minorias", declarou aos manifestantes o presidente do Conselho Econômico e Social da UE, Henri Malosse. Xi Jinping realiza uma visita de Estado à Bélgica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação