Mundo

Kerry e Netanyahu discutem novamente o processo de paz israelense-palestino

O chefe da diplomacia americana também deve se encontrar com o presidente palestino Mahmud Abbas

Agência France-Presse
postado em 01/04/2014 08:22
Jerusalém - O secretário de Estado americano, John Kerry, participou em uma nova reunião nesta terça-feira (1;/4) em Jerusalém com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sobre o processo de paz com os palestinos. Kerry, que tenta salvar as negociações, próximas da ruptura, manteve um café da manhã de trabalho de mais de duas horas com Netanyahu.

Kerry se despede ao deixar Tel Aviv: dois encontros para tentar acordo de paz

[SAIBAMAIS]O chefe da diplomacia americana viajará nesta terça-feira para uma reunião da Otan em Bruxelas, mas retornará à região na quarta-feira para um encontro com o presidente palestino Mahmud Abbas em Ramallah, Cisjordânia.

Na segunda-feira, os palestinos exigiram garantias a Kerry para que Israel liberte um grupo de presos, como havia prometido fazer em 29 de março, mas o que não foi concretizado.



Os palestinos ameaçam retomar os trâmites para a adesão às agências da ONU caso não recebam as garantias em 24 horas. Também descartaram prologar para além de 29 de abril as negociações se Israel não suspender totalmente a colonização na Cisjordânia e em Jerusalém Leste.

Fontes ligadas às negociações também citaram a análise de indulto ao espião Jonathan Pollard, um ex-oficial da Marinha americana detido em 1985 por ter transmitido milhares de documentos a Israel, onde é considerado um herói nacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação