Agência France-Presse
postado em 01/04/2014 08:22
Jerusalém - O secretário de Estado americano, John Kerry, participou em uma nova reunião nesta terça-feira (1;/4) em Jerusalém com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sobre o processo de paz com os palestinos. Kerry, que tenta salvar as negociações, próximas da ruptura, manteve um café da manhã de trabalho de mais de duas horas com Netanyahu.[SAIBAMAIS]O chefe da diplomacia americana viajará nesta terça-feira para uma reunião da Otan em Bruxelas, mas retornará à região na quarta-feira para um encontro com o presidente palestino Mahmud Abbas em Ramallah, Cisjordânia.
Na segunda-feira, os palestinos exigiram garantias a Kerry para que Israel liberte um grupo de presos, como havia prometido fazer em 29 de março, mas o que não foi concretizado.
Os palestinos ameaçam retomar os trâmites para a adesão às agências da ONU caso não recebam as garantias em 24 horas. Também descartaram prologar para além de 29 de abril as negociações se Israel não suspender totalmente a colonização na Cisjordânia e em Jerusalém Leste.
Fontes ligadas às negociações também citaram a análise de indulto ao espião Jonathan Pollard, um ex-oficial da Marinha americana detido em 1985 por ter transmitido milhares de documentos a Israel, onde é considerado um herói nacional.