Mundo

México anuncia morte de um dos líderes do cartel 'Caballeros Templarios'

Plancarte era considerado um dos quatro líderes originais do grupo criminoso

Agência France-Presse
postado em 01/04/2014 08:28
Morelia - Enrique "Kike" Plancarte, um dos principais chefes do cartel mexicano ;Los Caballeros Templarios;, morreu em um confronto com militares, anunciaram fontes do governo. A morte de Plancarte acontece menos de um mês depois da morte de Nazario Moreno, conhecido como "El Chayo", o líder do cartel do estado de Michoacán (oeste), que está sendo encurralado nos últimos meses por uma operação das forças de segurança e pelos grupos de autodefesa.

[SAIBAMAIS]Plancarte foi morto no estado de Querétaro" (centro), afirmou à AFP uma fonte do governo que pediu anonimato e não revelou mais detalhes. Outra fonte das forças de segurança afirmou que a morte de Plancarte, de 43 anos, aconteceu durante uma operação da Marinha mexicana. Segundo a imprensa mexicana, Plancarte morreu em um confronto com a marinha no município de Colón (Querétaro), 245 km ao norte da Cidade do México.



A secretaria de Governo confirmou os trabalhos de identificação do corpo apontado como o de Plancarte. Plancarte era considerado um dos quatro líderes originais dos ;Caballeros Templarios;. O único que permanece em liberdade é Servando Gómez "La Tuta". "El Chayo", que chegou a ter a morte anunciada em 2010, foi abatido por militares em 9 de março, enquanto Dionicio Loya Plancarte, tio de Enrique Plancarte, foi detido no fim de janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação