Mundo

Polícia turca usa jatos de água em protesto para dispersar manifestantes

O grupo, seguidor do principal partido de oposição, denunciava fraudes nas eleições municipais em Ancara

Agência France-Presse
postado em 01/04/2014 11:47
Ancara - A polícia turca usou jatos de água para dispersar nesta terça-feira (1;/4) milhares de seguidores do principal partido da oposição turca que denunciavam fraudes nas eleições municipais em Ancara, segundo a imprensa local.

Polícia de choque usa canhões de água contra manifestantes diante do Conselho Supremo Eleitoral, em Ancara
Acusado de corrupção, abalado pela divulgação nas redes sociais de escutas telefônicas comprometedoras, o primeiro-ministro turco, Recep Erdogan venceu com ampla vantagem o "referendo" de domingo (30/3).



Os candidatos de seu partido receberam 45,5% dos votos, muito à frente do principal grupo de oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP). O AKP, inclusive, conseguiu conservar as duas maiores cidades do país, Istambul e Ancara, a capital.

O partido de Erdogan, que venceu todas as eleições desde 2002, recebeu 38,8% dos votos nas eleições locais de 2009 e quase 50% nas legislativas de 2011. Erdogan prometeu acertar contas com os inimigos depois da grande vitória nas eleições, o que permite prever novas tensões em um país dividido por escândalos e polêmicas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação