Mundo

Morre historiador e pesquisador francês Jacques Le Goff

Goff dedicou boa parte de sua longa carreira à antropologia medieval

Diário de Pernambuco
postado em 01/04/2014 16:17
Jacques Le Goff morreu, em Paris, aos 90 anos
O historiador francês especializado na Idade Média Jacques Le Goff, um dos idealizadores da corrente conhecida como Nova História, morreu nesta terça-feira (1/4), em Paris, aos 90 anos.

Le Goff dedicou boa parte de sua longa carreira à antropologia medieval, disciplina que enriqueceu ao abordar todos os aspectos da vida em sociedade.Dentro da tradição dos grandes historiadores franceses, não hesitava em sair de sua especialidade para opinar sobre temas da atualidade.

Nascido em 1 de janeiro de 1924, o historiador sucedeu em 1972 Fernand Braudel na direção da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais. A partir dos anos 1970 foi um dos pais do movimento "Nova História", com uma reflexão sobre a profissão do historiador em ensaios como Faire de l;histoire (1986, Fazer História, com Pierre Nora) ou Histoire et mémoire (História e memória, 1988).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação