Agência France-Presse
postado em 01/04/2014 19:20
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comemorou nesta terça-feira (1;/4) o registro de mais de 7 milhões de pessoas, número superior às expectativas, em novos planos de saúde.A medida faz parte de sua polêmica reforma do setor. "Sim, em alguns momentos essa reforma foi controversa e pareceu confusa e, obviamente, recebeu sua parcela de críticas", afirmou Obama, na Casa Branca.
"É assim que são feitas as mudanças na democracia. As mudanças são difíceis. Consertar o que não funciona é difícil", acrescentou. "Mas essa lei cumpre o prometido. Funciona", comemorou o presidente.
"Acho que podemos dizer que superamos as expectativas de todos", declarou mais cedo o porta-voz do governo, Jay Carney. Ao todo, 7.041.000 pessoas se inscreveram até o prazo final, que era até meia-noite.
Leia mais notícias em Mundo
Carney explicou que mais de 200 mil pessoas se registraram na segunda-feira em um site federal, e que havia a expectativa de o número aumentar, com as informações dos estados.
O processo, que durou seis meses, provocou sobrecargas diversas vezes na página online, além de filas nos centros de inscrições físicos. A reforma determina que todos os americanos devem ter um plano de saúde, ou pagar uma multa. Um subsídio é oferecido para quem não pode pagar.
O "Obamacare", como é popularmente conhecido, foi fortemente criticado pela oposição republicana. Eles alegam que o programa aumenta os gastos públicos e prejudica o setor privado de saúde.