Genebra - A Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou cinco novos casos de ebola na Guiné nas últimas 24 horas, indicou um comunicado da agência da ONU com sede em Genebra.
Estes números elevam a 127, incluindo 83 mortos, o número de casos de ebola na Guiné desde que foi detectado em janeiro um surto desta febre hemorrágica. Ao menos 35 dos casos foram confirmados por testes de laboratório, indicou a OMS.
Em Conakry, a capital da Guiné, foram registrados até agora 12 casos e quatro falecidos. Onze dos 12 casos foram confirmados por testes de laboratório, indicou a OMS.
A taxa de mortalidade desta doença é de 65% e afeta todas as faixas etárias, embora a maioria dos casos na Guiné tenha sido registrado em adultos de 15 a 79 anos.
A OMS está colocando em andamento medidas de controle da doença nos países fronteiriços com a Guiné. Em Libéria e Serra Leoa foram detectados casos suspeitos relacionados com o ebola em pessoas que viajaram a regiões afetadas pelo surto.
A Libéria informou sobre sete casos (dois deles confirmados em laboratório) e em Serra Leoa há 15 pessoas sob vigilância.