Mundo

Deputada venezuelana desembarca em Brasília para audiência no Senado

"É uma oportunidade de dois povos que não têm apenas um passado, mas um futuro em comum, para se escutarem mutuamente", disse Corina

postado em 02/04/2014 12:05

Corina disse que permanece como deputada e voltou a afirmar que Maduro

A deputada opositora María Corina Machado desembarcou por volta das 11h desta quarta-feira (2/4), no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília. A convite do Senado brasileiro, a parlamentar participará, às 14h, de uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Também está prevista uma reunião reservada com um grupo de deputados.

María Corina afirmou que o encontro ;é uma oportunidade de dois povos que não têm apenas um passado, mas um futuro em comum, para se escutarem mutuamente;. A opositora, que teve o mandato oficialmente cassado pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela, nessa segunda-feira (31/3), disse que permanece como deputada, além de ressaltar que o presidente Nicolas Maduro e o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello Rondon, não têm o direito de cassar o mandato dela. Voltou também a afirmar que ;Maduro cruzou uma linha vermelha;. Após o encontro em Brasília, a parlamentar deve seguir para São Paulo, ainda sem data e horário marcados.



Apoio e protestos

Na chegada, María Corina recebeu flores de um apoiador. Hector Aguilera, 41 anos, veio de São Paulo para receber a parlamentar em Brasília. Ele afirmou que convocará venezuelanos para um encontro com ela em São Paulo. Ressaltou que é uma oportunidade de apoiá-la, já que representa o povo do país. ;Venezuela não é uma democracia, é pior que uma ditadura. É um desastre;, afirmou.

Manifestantes contrários aproveitaram para protestar contra a presença da deputada no Brasil

Cerca de 15 manifestantes contrários também aproveitaram para protestar contra a presença dela no Brasil. Eles a acompanharam desde o desembarque até o estacionamento, com faixas e cartazes, gritando palavras de ordem como ;Não queremos você aqui; e ;Você não é bem-vinda;. Não houve confusão, no entanto.

Com informações de Gabriela Walker

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação