Mundo

Casa Branca 'decepcionada' com Israel e palestinos sobre processo de paz

Segundo Earnest, as políticas de "olho por olho" são contraproducentes, mas, apesar dos sinais negativos, o governo dos EUA ainda acredita que a diplomacia tem uma chance

Agência France-Presse
postado em 02/04/2014 18:38
A Casa Branca declarou nesta quarta-feira que está decepcionada com as ações "inúteis" de israelenses e palestinos que ameaçam as negociações de paz lideradas pelos Estados Unidos.

Josh Earnest, porta-voz adjunto da Casa Branca, manifestou a jornalistas a bordo do avião presidencial a decepção do governo americano com "as ações unilaterais inúteis que ambas as partes têm tomado nos últimos dias".

A tentativa por parte do secretário de Estado americano, John Kerry, de salvar as negociações de paz está em perigo depois que Israel anunciou planos de construir novos assentamentos e que os palestinos adotaram unilateralmente medidas no sentido de buscar o reconhecimento internacional.

Segundo Earnest, as políticas de "olho por olho" são contraproducentes, mas, apesar dos sinais negativos, o governo dos Estados Unidos ainda acredita que a diplomacia tem uma chance.



"Há um caminho para encontrarmos diplomaticamente um caminho para que exista um Estado judeu de Israel seguro coexistindo ao lado de um Estado palestino independente", assegurou Earnest.

O presidente palestino, Mahmud Abbas, pretende assinar 15 tratados de adesão a órgãos da ONU e convenções internacionais. Há anos, os palestinos buscam o reconhecimento internacional, mas suas esperanças para a construção de um Estado têm sido prejudicadas pela falta de diálogo e por medidas como a construção de assentamentos israelenses em terras destinadas a fazerem parte do futuro Estado palestino.

Os comentários de Earnest parecem ser uma tentativa de dividir a culpa pelas atuais tensões.

As autoridades americanas ficaram indignadas na terça-feira com o anúncio de que Israel tinha voltado a publicar licitações para a construção de 708 casas para colonos em Gilo, um bairro de assentamentos localizado na parte árabe de Jerusalém Oriental.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação