Mundo

Número de refugiados sírios no Líbano supera a marca de um milhão

Segundo a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), mais de 150 mil pessoas morreram desde março de 2011

Agência France-Presse
postado em 03/04/2014 08:01
Beirute - O número de refugiados sírios no Líbano superou nesta quinta-feira a marca de um milhão, uma situação que afeta profundamente profundamente a economia deste pequeno país para a qual a ONU pediu uma ajuda internacional urgente. A população de refugiados, metade deles crianças, já representa 25% da população libanesa, e "o fluxo de chegadas acelera", advertiu o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em um comunicado.

Campo de refugiados sírios no Líbano: conflitos não têm perspectiva de fim

A Síria enfrenta um conflito civil há três anos, sem nenhuma perspectiva de paz a curto ou médio prazo. Segundo a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), mais de 150 mil pessoas morreram desde março de 2011. O conflito ficou ainda mais grave nos últimos meses com os combates entre facções de oposição ao regime.



[SAIBAMAIS]A ONU calcula em 6,5 milhões o número de pessoas deslocadas no interior da Síria e em 2,6 milhões os que foram obrigados a fugir para países vizinhos. O Líbano é um dos mais afetados pela fuga em massa de refugiados, "uma situação desastrosa, agravada pelo esgotamento rápido dos recursos e o cansaço da população que os recebe", segundo o ACNUR.

O ministro libanês de Assuntos Sociais, Rashid Derbes, pediu "aos países árabes e à comunidade internacional que compartilhem esta carga sem precedentes com o Líbano, antes que a situação explosiva tome proporções mundiais".

Segundo o ACNUR, a cada dia entram no Líbano 2.500 novos refugiados, o que representa mais de uma pessoa por minuto. O Líbano virou o país "com a maior concentração per capita de refugiados de todo o mundo", destacou o ACNUR. "Não podemos deixar que (o Líbano) carregue sozinho este peso", disse o diretor do ACNUR, Antonio Guterres.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação