Mundo

Negociação de paz israelense-palestinas passa "momento crítico", diz Kerry

Os negociadores palestinos, israelenses e americanos anunciaram progressos em um encontro em Jerusalém, "mas ainda existe uma brecha que deve ser fechada em breve"

Agência France-Presse
postado em 03/04/2014 10:05
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, advertiu nesta quinta-feira (3/4) que as negociações de paz israelense-palestinas passam por um "momento crítico". Os negociadores palestinos, israelenses e americanos anunciaram progressos em um encontro em Jerusalém que terminou durante a madrugada, "mas ainda existe uma brecha que deve ser fechada em breve", declarou Kerry em Argel

"Estamos em um momento crítico", disse, antes de completar que o diálogo "segue aberto". Kerry falou com a imprensa depois de uma reunião em Argel com o colega argelino Ramtan Lamamra, no primeiro dia de uma viagem pelo norte da África que também o levará a Marrocos. O secretário de Estado explicou que voltará a entrar em contato nesta quinta-feira com o dirigente palestino Mahmud Abbas e com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.



"Podemos facilitar, podemos estimular, podemos dar um pequeno empurrão, mas são as partes que devem tomar as decisões fundamentais para chegar a um compromisso", afirmou. "Os líderes têm que liderar e devem ser capazes de detectar o momento oportuno quando chegar", completou. Kerry também recordou o provérbio segundo o qual é possível levar um cavalo até a água, mas não é possível obrigá-lo a beber.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação