Mundo

EUA oferecem ajudar a países da Associação de Nações do Sudeste Asiático

O governo norte-americano uma maior cooperação entre exército e agências de emergência para se prepararem para efeitos devastadores da mudança climática

Agência France-Presse
postado em 03/04/2014 11:37
Honolulu - Os Estados Unidos se ofereceram para ajudar os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) a se prepararem para os efeitos devastadores da mudança climática, pedindo uma maior cooperação entre exércitos e agências de emergência. O chefe do Pentágono, Chuck Hagel, e outras altas autoridades americanas conversaram sobre o perigo representado pelo aumento global da temperatura com ministros da defesa da Asean em Honolulu, sede de um importante centro de pesquisas climatológicas especializado no registro do nível do mar e tsunamis no Oceano Pacífico.

[SAIBAMAIS]"Quanto mais entendermos o que cientificamente explica estas catástrofes naturais, mais poderemos coordenar e comunicar os esforços para trocarmos assistência mútua", afirmou Hagel a seus colegas. O encarregado da Agência para o Desenvolvimento americana, Rajiv Shah, recordou aos ministros que o relatório do painel de especialistas da ONU (IPCC) estabeleceu que o clima errático promete "semear o caos em sociedades de todo o mundo".



"O que também assinalou é que a região Ásia-Pacífico será afetada por mais de 70% de todas estas catástrofes naturais", destacou. Na década passada, o exército americano ampliou suas operações na Ásia em previsão de desastres naturais, posicionando navios e aeronaves para realizar tarefas de resgate e entrega de alimentos, água e medicamentos. Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã são os países que integram a Asean.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação