Mundo

EUA e Argélia se comprometem a lutar juntos contra "terrorismo"

Durante visita a Argel, Kerry disse que o governo dos Estados Unidos deseja trabalhar de forma coordenada com o país para consolidar a relação e ajudar a garantir a segurança das fronteiras regionais

Agência France-Presse
postado em 03/04/2014 12:17
Argel - Estados Unidos e Argélia se comprometeram nesta quinta-feira (3/4) a lutar em conjunto contra o "terrorismo", por ocasião da primeira visita a Argel do secretário de Estado americano, John Kerry. "A Argélia, que pagou um preço alto pelo terrorismo, nunca se dobrará a esta praga", afirmou o ministro das Relações Exteriores argelino, Ramtan Lamamra. "O terrorismo não conhece fronteiras, não tem fé nem lei. E aponta contra todas as nações", completou.

[SAIBAMAIS]A região do Sahel-Saara se transformou em campo de ação para os jihadistas desde a queda do regime líbio de Muamar Kadhafi em 2011. Os jihadistas, como a Al-Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI), ocuparam o norte de Mali em 2012 antes da expulsão pelos soldados franceses e africanos. Também há insurgentes em Níger, Tunísia e Argélia. Kerry afirmou que a paz enfrenta "ameaças mais complexas que nunca" e destacou que uma das formas de lutar contra o terrorismo é gerar emprego e melhorar o sistema educativo.



Kerry também destacou que o governo dos Estados Unidos deseja trabalhar de forma coordenada com Argel para consolidar a relação e ajudar a garantir a segurança das fronteiras regionais. A visita de Kerry acontece em plena campanha para a eleição presidencial de 17 abril, o que provocou muitas perguntas na imprensa argelina, que a considera um apoio ao presidente Abdelaziz Bouteflika.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação