Mundo

Rússia nega acusações da Ucrânia sobre franco-atiradores em Kiev

Para o chanceler russo Serguei Lavrov, "esta versão contradiz as muitas provas que demonstram o contrário"

Agência France-Presse
postado em 03/04/2014 12:39
Mosocu - O chanceler russo Serguei Lavrov negou nesta quinta-feira (3/4) as acusações do governo ucraniano de que o ex-presidente pró-russo Viktor Yanukovytch foi responsável pelos disparos contra manifestantes que provocaram dezenas de mortes em Kiev em fevereiro passado.

[SAIBAMAIS]"Esta versão contradiz as muitas provas que demonstram o contrário", afirmou Lavrov, citando, entre outras coisas, uma ligação da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, em que se falava de um possível envolvimento da oposição ucraniana nos fatos. "Yanukovytch deu a ordem criminosa de disparar contra os manifestantes entre 18 e 20 de fevereiro", declarou mais cedo o ministro interino do Interior ucraniano, Arsen Avakov, e garantiu que agentes russos do FSB (ex-KGB) "participaram do planejamento e da execução da suposta operação antiterrorista".



Pouco depois, o FSB negou implicitamente seu envolvimento nos incidentes em um comunicado divulgado pela agência Ria Novosti. O Ministério Público ucraniano também anunciou a prisão de onze membros das forças especiais antidistúrbios Berkut e de seus responsáveis por seu envolvimento nos distúrbios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação