Agência France-Presse
postado em 03/04/2014 14:53
Cidade Do Vaticano - O papa Francisco declarou santo o jesuíta espanhol José de Anchieta, conhecido como o apóstolo do Brasil, por seu trabalho de evangelizador dos índios no século XVI, informou o Vaticano.Leia mais notícias em Mundo
"Era uma figura muito importante. Trata-se de uma personalidade que goza de um culto amplo e contínuo", explicou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
Junto com o jesuíta espanhol, foram canonizados dois missionários canadenses, Francesco de Laval, bispo de Quebec (1623-1708), e María Encarnación, llamada Maria Guyart (1599-1672), fundadora de um mosteiro na mesma cidade canadense.
Trata-se da segunda vez que o papa argentino autoriza uma "canonização equivalente", ou seja, que não está fundada em um milagre e que se proclama sem cerimônia solene.
[SAIBAMAIS]Anchieta, nascido em 19 de março de 1534 em San Cristóbal de La Laguna (Tenerife), foi um missionário com uma excelente formação, que chegou ao Brasil com 19 anos na companhia do padre Manuel de Nóbrega.
Para celebrar a canonização, o papa Francisco realizará uma missa em Roma, provavelmente em 24 de abril.
Em uma carta dirigida ao papa argentino, o padre-geral dos jesuítas, Adolfo Nicolás, agradeceu ao pontífice por "elevar como exemplo para o mundo inteiro" a figura de Anchieta.
"Constitui uma ocasião para retomar com força seus horizontes que são sempre atuais pela sensibilidade que teve à frente da diversidade étnica e pluralismo religioso, cultural e social", escreveu.