Jornal Correio Braziliense

Mundo

Escritor colombiano García Márquez é hospitalizado no México

Vários veículos da imprensa mexicana haviam indicado que o escritor sofria de pneumonia



"Efetivamente está internado. A família nos pediu para não passarmos mais informações sobre seu estado de saúde", afirmou um funcionário que não quis ser identificado.

"Foi informado que Gabriel García Márquez está hospitalizado. Desejo uma pronta recuperação", escreveu o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, em sua conta no Twitter, sem dar maiores detalhes.

O jornalista Joaquín López-Dóriga, apresentador do noticiário mais visto no México, indicou em sua conta no Twitter que havia conversado com a esposa do escritor, Mercedes Barcha, que disse que seu marido tinha sido hospitalizado há dois dias "com uma leve gripe".

";Gabo; não está em estado grave nem delicado (...) a gripe é leve, mas é preciso tratar, por causa da idade, 87. E nutrição é a melhor coisa", disse Barcha a López-Dóriga, segundo escreveu o jornalista no Twitter.

Vários veículos da imprensa mexicana haviam indicado que o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982 sofria de pneumonia.

Médicos do centro disseram ao jornal El Universal que o escritor foi internado na madrugada desta quinta-feira, mas também não mencionaram as causas. Vários meios de comunicação locais falam de uma pneumonia.

A última aparição em público de García Márquez foi em 6 de março passado, quando saiu de sua casa no sul da Cidade do México para atender aos jornalistas por ocasião de seu aniversário.

O autor de "Cem anos de solidão" mostrou-se sorridente, recebeu presentes e tirou fotos, mas não falou com os jornalistas.

Nos últimos anos, restringiu ao máximo suas aparições em público e declarações por causa de sua saúde.