Mundo

Manifestação de grupo armado na Venezuela deixa sete pessoas feridas

Os manifestantes protestam contra a inflação e a escassez de alimentos

Agência France-Presse
postado em 03/04/2014 18:26

Caracas - Incidentes entre estudantes, grupos armados de civis e a polícia deixaram ao menos sete feridos nesta quinta-feira (3/4) em Caracas, na Venezuela, durante um protesto contra a situação econômica, indicaram fontes estudantis.

Leia mais notícias em Mundo


Os manifestantes, convocados por líderes estudantis para protestar contra a inflação e a escassez de alimentos, saíram da Universidade Central da Venezuela (UCV) e pretendiam caminhar até a vice-presidência da área econômica, na capital. Mas a Guarda Nacional e a polícia interceptaram o ato em uma das entradas do prédio, constatou um fotógrafo da AFP.

[SAIBAMAIS]Os estudantes jogaram pedras, e a polícia respondeu com gás lacrimogêneo e jatos d;água. Durante o confronto, grupos de civis não identificados, portanto armas e em motos, atiraram para o alto, dentro da universidade, intimidando os manifestantes. Alguns estudantes de rosto coberto agrediram dois motociclistas.

A passeata deixou ao menos "sete pessoas feridas por contusões, fraturas e ferimentos abertos", informou a líder estudantil Hilda Rubi González, acrescentando que os feridos "estão todos estáveis".

Pelo menos quatro fotógrafos e cinegrafistas de meios locais foram atacados e tiveram seus equipamentos apreendidos, de acordo com denúncias dos veículos afetados e de organizações de liberdade de imprensa. Há dois meses, a Venezuela convive uma onda de manifestações contra o governo de Nicolás Maduro, motivadas pela crise econômica e pela insegurança, que deixaram 39 mortos, mais de 550 feridos e quase uma centena de denúncias de violações de direitos humanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação