Mundo

Governo de Mali anuncia três casos suspeitos de Ebola

Amostras de sangue das três pessoas foram enviadas para análise no laboratório de referência do Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta

postado em 03/04/2014 22:47
Bamako - Depois de Guiné e Libéria, as autoridades de Mali anunciaram nesta quinta-feira que há três casos suspeitos do letal vírus do Ebola no país.

Amostras de sangue das três pessoas foram enviadas para análise no laboratório de referência do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) de Atlanta, nos Estados Unidos, confirmou o governo do país africano.

Ao anunciar a possibilidade desses três casos suspeitos de febre hemorrágica, o ministro malinês da Saúde e da Higiene Pública, Ousmane Koné, pediu calma à população para evitar movimentos de pânico.

Até o momento, não foi divulgada nenhuma informação sobre a origem desses casos.

Mali faz fronteira com a Guiné, país onde se registra uma epidemia de febre hemorrágica viral que matou 84 pessoas do total de 134 casos ocorridos desde janeiro, em particular nos distritos do sul - segundo o último boletim oficial do governo guineano.

As autoridades confirmaram que 35 pessoas contraíram o Ebola, um vírus altamente contagioso e letal, contra o qual não existe vacina.

Também há vários casos suspeitos - alguns deles fatais - na Libéria e em Serra Leoa. Até agora, porém, apenas dois casos deram positivo na Libéria, enquanto em Serra Leoa todas as análises deram negativo.

"O conceito de caso suspeito não quer dizer, necessariamente, (que se trate) da doença de febre hemorrágica do vírus do Ebola", acrescentou o governo malinês em um comunicado.

As autoridades de Mali pedem que se evite viagens desnecessárias para as áreas da epidemia e se respeite, estritamente, as medidas de higiene e de proteção individuais, "indispensáveis para a prevenção da doença".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação