Mundo

Tensão aumenta e governo de Israel planeja sanções aos palestinos

Os palestinos decidiram pedir a adesão a 15 convenções e tratados internacionais em represália à Israel

Agência France-Presse
postado em 04/04/2014 07:56
Jerusalém - Israel pretende punir os palestinos pela decisão de aderir a organizações internacionais, em plena crise do processo de paz, afirma a imprensa israelense. O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e o ministro da Defesa, Moshe Yaalon, pediram na quarta-feira ao comandante militar para os territórios palestinos, general Yoav Mordechai, que apresente medidas para castigar os palestinos, afirma o jornal Haaretz.

[SAIBAMAIS]Os palestinos decidiram pedir a adesão a 15 convenções e tratados internacionais em represália à recusa de Israel de libertar o último contingente de prisioneiros em 29 de março, estipulado na iniciativa de paz promovida pelo secretário de Estado americano, John Kerry. Na quinta-feira, a chefe da equipe de negociadores israelenses, Tzipi Livni, informou ao colega palestino Saeb Erakat que a libertação dos presos havia sido anulada.



Segundo uma fonte do governo israelense citada pelo Haaretz, as autoridades israelenses pretendem suspender a autorização concedida à operadora de telefonia móvel palestina Wataniya para que desenvolva a rede de infraestruturas na Faixa de Gaza. Também pretendem restringir as atividades dos palestinos na zona C da Cisjordânia ocupada, onde existem colônias e onde Israel exerce um controle civil e militar pleno, destaca a imprensa.

Israel planeja ainda um novo bloqueio da transferência dos impostos cobrados por Israel mas correspondentes à Autoridade Palestina, liderada por Mahmud Abbas. Esta sanção foi adotada em dezembro de 2012, depois que ONU concedeu o status de Estado membro observador a Palestina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação