Mundo

Seul testa mísseis que podem alcançar o território da Coreia do Norte

O anúncio pode aumentar a tensão na península coreana

Agência France-Presse
postado em 04/04/2014 08:07
Seul - As autoridades da Coreia do Sul anunciaram nesta sexta-feira (4/4) que testaram com sucesso novos mísseis com capacidade de carga de uma tonelada e que podem alcançar qualquer área do território da Coreia do Norte. O lançamento aconteceu em 23 de março, dois dias depois do vizinho do Norte ter disparado dois mísseis de médio alcance com capacidade de atingir o Japão.

[SAIBAMAIS]O anúncio dos testes pode aumentar a tensão na península coreana depois que, no início da semana, os dois países trocaram disparos nas águas territoriais. O novo míssil sul-coreano, capaz de lançar uma tonelada de carga a 500 quilômetros, foi desenvolvido dentro do acordo fechado em 2012 com os Estados Unidos para triplicar o alcance dos sistemas balísticos do país.



O governo dos Estados Unidos mantém 28.500 militares na Coreia do Sul e garante uma proteção em caso de ataque nuclear. Em troca, Seul aceita limites na capacidade de seus mísseis, que até agora tinham uma capacidade de carga de 500 kg e alcance de 300 km.

As relações entre Seul e Pyongyang passaram por um início de ano relativamente tranquilo, marcado por um encontro de alto nível entre autoridades dos dois países e um encontro - de alguns dias - de parentes separados pela guerra da Coreia (1950-1953). Mas o início dos exercícios conjuntos anuais entre as forças sul-coreanas e americanas provocou os protestos habituais do Norte, mas um pouco menos violentos que os do ano passado.

Mas nos últimos dias a Coreia do Norte elevou o tom e testou mísseis de curto e médio alcance.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação