Mundo

Inundações nas Ilhas Salomão deixam seis mortos e 10,5 mil desabrigados

O governo declarou estado de emergência depois da cheia do principal rio da cidade, o Matanikau

Agência France-Presse
postado em 04/04/2014 08:27
As inundações que afetam Honiara, capital das Ilhas Salomão, deixaram seis mortos e 10.500 desabrigados, anunciaram as autoridades do arquipélago.

Trinta pessoas são consideradas desaparecidas e o governo declarou estado de emergência depois da cheia do principal rio da cidade, o Matanikau. Casas e pontes foram arrastadas e a área central da cidade ficou inundada.

A diretora do programa local de desenvolvimento da ONG Save the Children, Rudaba Khondker, descreveu a situação como "catastrófica". "Nunca havia observado este nível de chuvas em Guadalcanal", disse, a respeito da ilha onde fica Honiara.



Khondker informou que várias escolas criaram centros para receber os 10.500 desabrigados, um número expressivo, levando em consideração que a capital tem apenas 70.000 habitantes. As estradas estão bloqueadas e as comunicações muito difíceis. Além disso, as autoridades temem a propagação da dengue.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação