Mundo

Para Londres, União Europeia não deve relaxar em relação a Rússia

Para o chanceler da Holanda, Frank Timmermans, cada nação europeia tem o direito soberano de decidir o próprio destino

Agência France-Presse
postado em 04/04/2014 09:18
William Hague disse que a retirada de tropas russas é apenas
O ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, William Hague, pediu nesta sexta-feira (4/4) à União Europeia (UE) que não relaxe diante da Rússia até que aconteça uma "desescalada" na Ucrânia.

"Não vimos até agora uma verdadeira ;desescalada; por parte da Rússia. Portanto, a Europa não deve relaxar", disse Hague antes de uma reunião informal com os colegas da UE em Atenas. Hague disse ainda que a retirada de tropas russas anunciada esta semana é apenas "simbólica".

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, considerou "realmente importante que a Rússia demonstre que é séria sobre a ;desescalada;, retirando as tropas". "A situação continua sendo muito perigosa", completou Hague antes da reunião, que não deve anunciar nenhuma decisão. "



Não devemos nos deixar intimidar pelo que é falado em Moscou. Devemos manter nossa estratégia, cada nação europeia tem o direito soberano de decidir o próprio destino", afirmou o chanceler holandês, Frank Timmermans. De acordo com Timmermans, os ministros devem discutir sobre a melhor maneira de ajudar a Ucrânia, em particular com uma assistência para que Kiev consiga colocar em prática o programa do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação