Mundo

"Eu ainda erro" admitiu o papa Francisco em encontro com jovens

O encontro ocorreu na biblioteca particular do papa, que também disse ser uma pessoa teimosa

Agência France-Presse
postado em 04/04/2014 11:25
Questionado sobre esses erros, o ex-arcebispo de Buenos Aires disse que foi nomeado superior muito jovem
"Eu já errei e ainda erro", afirmou o Papa Francisco em uma entrevista pouco comum com cinco jovens católicos belgas e reproduzida nesta sexta-feira (4/4) por vários meios de comunicação italianos e a agência I.Media.

Neste encontro em sua biblioteca particular, transmitido no site deredactie.be, o Papa argentino afirma ter aprendido a "ouvir o que os outros pensam", embora seja uma pessoa "teimosa". "Dizem que o homem é o único animal que cai duas vezes no mesmo lugar. Erros foram grandes mestres para a (aprendizagem) da minha vida. Eu não diria que aprendi com todos os meus erros. Alguns não, porque eu sou teimoso", declarou.

Os cinco jovens católicos foram recebidos em 31 de março, graças à intervenção de seu bispo, Lucas Van Looy. As perguntas foram feitas em inglês e o Papa respondeu em italiano. Questionado sobre esses erros, o ex-arcebispo de Buenos Aires disse que foi nomeado superior muito jovem e admite que "cometeu muitos erros com o autoritarismo".



Jorge Mario Bergoglio foi eleito em julho de 1973, aos 36 anos, provincial dos jesuítas argentinos por seis anos. O fim de seu mandato, sob a ditadura militar, foi marcado por tensões entre jesuítas de posições opostas.

[SAIBAMAIS]O Papa também voltou a falar sobre a desigualdade social: "Eu ouvi uma pessoa dizer: quando ele fala dos pobres, o Papa é comunista! Mas não, é uma bandeira do Evangelho: a pobreza sem ideologia, os pobres são o centro do Evangelho". Jorge Bergoglio lamentou a "cultura da rejeição" das crianças, dos jovens e idosos: "As crianças são rejeitadas, não queremos ter filhos, apenas pequenas famílias!

Os velhos são rejeitadas: quantos morrem vítimas de uma eutanásia escondida, porque não cuidam deles" "E agora também são os jovens que são rejeitados", acrescentou, citando o desemprego juvenil na Itália. O Papa Francisco falou de sua esperança, após citar os "muitos políticos jovens, aqui, como em Buenos Aires". "Estou feliz porque, à esquerda ou à direita, eles tocam novas músicas, eles têm um novo estilo de política".

Sobre o medo, Francisco respondeu: "medo de mim mesmo! Há um medo bom e um mau medo. Este último é a prudência. Aniquila você, e temos de expulsar da gente".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação