Mundo

Venezuela: militantes da oposição começam passeata pró-Leopoldo López

Manifestantes, estudantes em sua maioria, encontraram-se na Praça Brión, na zona leste de Caracas

Agência France-Presse
postado em 04/04/2014 18:54
Caracas - Cerca de três mil militantes opositores se reuniram nesta sexta-feira (4/4) à tarde, na Praça do Leste de Caracas, para reivindicar a libertação do líder radical opositor Leopoldo López.

Os manifestantes, estudantes em sua maioria, encontraram-se na Praça Brión, na zona leste de Caracas. Esse bastião da oposição é limítrofe com o centro da cidade, terreno do chavismo.

Vestidos de branco, ou levando a bandeira da Venezuela, os manifestantes marchavam sob o slogan "Libertem Leopoldo", líder do partido Vontade Popular.

Mais cedo nesta sexta, López foi formalmente acusado pelo Ministério Público de "incitação pública, danos à propriedade, incêndio e formação de quadrilha".

Leia mais notícias em Mundo

"O sinal de que o governo começa a nos respeitar é libertar Leopoldo López e os presos políticos", disse à AFP o militante do Vontade Popular Ernesto Palacios, de 31 anos. Um dos principais promotores desses dois meses de protestos na Venezuela, López está detido desde 18 de fevereiro em uma prisão militar na periferia de Caracas.

"É preciso despertar a Venezuela", afirma um jovem que permanece anônimo por trás da improvisada máscara antigás, reforçada com um pedaço de pano umedecido com vinagre para evitar a intoxicação do gás lacrimogêneo.

"Esse governo ditatorial barra nosso caminho para o município Libertador. Nós não temos armas, apenas pedras, e é a polícia que sempre começa com o gás", acrescenta o jovem, enquanto caminha com outras 200 pessoas preparadas, como ele, para a batalha de gases.

A multidão pretende chegar ao Palácio da Justiça, no centro da capital, no município chavista de Libertador. Tropas do Batalhão de Choque acompanham a evolução do protesto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação