Mundo

Socialista Anne Hidalgo é formalmente eleita prefeita de Paris

Hidalgo é a primeira mulher a dirigir a capital francesa

Agência France-Presse
postado em 05/04/2014 08:39

Hidalgo é a primeira mulher a dirigir a capital francesa

Paris - A socialista franco-espanhola Anne Hidalgo, de 54 anos, foi eleita formalmente neste sábado prefeita de Paris, seis dias após sua vitória nas eleições municipais, convertendo-se na primeira mulher a dirigir a capital francesa.

Anne Hidalgo, filha de imigrantes espanhóis naturalizada francesa aos 14 anos, foi eleita pelo Conselho de Paris com 91 votos, de 163, para suceder Bertrand Delanoe, de quem foi braço direito por 13 anos.


[SAIBAMAIS]Superada no primeiro turno, no dia 23 de março, por sua rival de direita Nathalie Kosciusko-Morizet, a candidata socialista, que era apoiada pelos ecologistas e comunistas, obteve no segundo turno cerca de 53% dos votos da capital, em um contexto, no entanto, bastante desfavorável à esquerda no poder.

Descrita como honesta, estudiosa e modesta por pessoas próximas, esta andaluza, adepta de um socialismo pragmático, prometeu fazer de Paris "uma cidade mais justa e solidária", prosseguindo o trabalho realizado por seu mentor Bertrand Delanoe, que não se apresentou para uma eventual segunda reeleição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação