Mundo

UE renova apoio a EUA em negociações de paz entre israelenses e palestinos

"Fornecemos nosso apoio aos esforços do secretário de Estado Kerry", declarou a chefe da diplomacia europeia

Agência France-Presse
postado em 05/04/2014 10:50
Atenas - Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) renovaram neste sábado seu apoio aos esforços do secretário americano de Estado, John Kerry, para evitar que o processo de paz israelense-palestino fracasse.

"Fornecemos nosso apoio aos esforços do secretário de Estado Kerry", declarou a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, ao término de uma reunião dos chanceleres em Atenas.

"Não há dúvida de que a iniciativa de Kerry atravessa uma fase crítica", ressaltou o ministro alemão, Frank-Walter Steinmeier. "Parece que em ambas as partes os radicais se impuseram. Devemos tentar evitar isso", acrescentou.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]A diplomacia americana tenha alcançar um compromisso para salvar as negociações de paz entre israelenses e palestinos, que nesta semana ficaram sob ameaça de colapso. Kerry lamentou na sexta-feira em Rabat "que nos últimos dias as duas partes tenham tomado iniciativas que não ajudam" o diálogo.

Diante da negativa israelense de libertar no dia 29 de março o último grupo de prisioneiros, o que havia sido prometido em julho, o presidente palestino, Mahmud Abbas, pediu na terça-feira a adesão da Palestina a 15 convenções e tratados internacionais. Israel reagiu cancelando definitivamente as libertações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação